12 de mai. de 2012

Cirurgia ortognática

Olá meninas! Não existem palavras para explicar a minha grandeeee ausência aqui no blog. Mas tenho justificativas rsrs... Há exatamente 9 dias fiz uma cirurgia ortognática bimaxilar, ou seja, um avanço na minha mandibula e no meu maxilar. Por isso não andei postando por aqui, estava em repouso absoluto (aliás ainda estou, mas agora já consigo ficar sentada por um tempo), e antes da cirurgia estava uma pilha de nervos que influenciou na minha criatividade e paciência para postar hehe... O que não posso negar é que estava com muita saudades do blog, de visitar meus blogs prediletos e claro dos coments rs... Agora como estou de férias e completamente em repouso vai dá para dedicar um tempo melhor ao blog, assim posso estar postando com uma frequência maior, já estava cansada de tanta televisão rsrs...

Para quem tem algumas dúvidas sobre esta cirurgia assim como eu tive muitas antes aí vai alguns esclarecimentos do antes e depois (até agora o meu 9° dia rs):

  • Me preparo para esta cirurgia à muito tempo com a minha ortodontista Dra. Cintia Marangoni Duarte, uso aparelho há 8 anos, mas resolvi fazer a cirurgia há 3 anos, pois realmente não tinha outra solução para o meu caso. Minha principal queixa era a mandibula que era um pouco para trás. Deixando o meu rosto desproporcional como vocês podem observar a foto abaixo:

  • Como disse me preparei 3 anos para esta cirurgia com um cirurgião buco-maxilar em Cuiabá, com consultas de 3 em 3 meses, e nos ultimos 6 meses com consultas mensalmente e nos ultimos meses com consultas semanalmente até o dia da cirurgia.
  • Na última semana depois do meu cirurgião e sua equipe estudar muito optamos pela cirurgia bimaxilar, ou seja, avançar tanto a mandibula (minha principal queixa) como também meu maxilar (em cima) pois o resultado ficaria bem melhor. Foram avançados 6mm em baixo e 3mm em cima.
  • Tive que ser internada 1 dia antes da cirurgia (minha cirurgia foi em uma sexta-feira as 7h00 da manhã), me internei na quinta-feira e fiz refeições bem leves até as 20h00, depois bebi só um pouco de água e a partir das 22h00 jejum total. Tive que tomar um sedativo para dormir, pois estava muito nervosa.
  • No outro dia as 5h30 da "madruga" tive que levantar para tomar um bom banho e ser preparada para cirurgia, me deram um comprimido para me sedar de novo rs... e aí só lembro de ser levada de cadeira de rodas para o centro cirurgico ás 6h00, depois me deitaram em uma maca e apaguei, a anestesia foi geral. A cirurgia começou as 7h00, foram 4 horas e meia de cirugia, porém só foram me liberar da CTI ás 14h30, minha família já estava em pânico pela demora rsrs... mas o procedimento é normal nestas cirurgias que exigem anestesia geral, pois demora um pouquinho para acordar. 
  • Logo que acordei tive a sensação que a minha cabeça estava deslocada rs... estava muito pesada, mas é o incomodo que é normal mesmo, e o inchaço então, parecia o fofão gente!
  • O primeiro dia no hospital depois da cirurgia foi muito tenso, essa cirurgia não é normal sentir dor, mas eu senti um pouco, cheguei a chorar quando os médicos foram me levantar pois a cabeça tem que ficar elevada para respirar melhor. A respiração nos primeiros dias é muito complicada, dá muita falta de ar e por isso tenho que usar vários tipos de soros no nariz.
  • Os medicamentos são vários no ínicio como antibiótico, antiflamatório, medicamento para o estomâgo, pomada para os lábios (usei bepantol), pois os lábios ficam muito resecados, rachados e até feridos nos cantinhos por causa da abertura para se fazer a cirurgia, também estou usando muito rinosoro e nasonex.
  • A higiene bucal é a parte mais dolorida na minha opinião, logo após a cirurgia não é fácil abrir a boca muito, primeiro porque o doutor colocou várias borrachinhas para definir minha mordida e aí dificulta, e sem falar no inchaço que ainda é grande. Mas é a parte mais importante para não infeccionar, tem que ser feito logo apos a todas as refeições. Uso uma escovinha de dentes para criança, pequenininha e macia, pasta sensodyne e periogard.
  • Outra coisa que incomoda é o meu lábio inferior e o queixo que não consigo sentir ainda, isso é normal, pois toda esta área foi "descolada" e "colada" de novo. Portanto até os nervos e o músculo voltar ao lugar, voltar a ter sensibilidade novamente, demora algum tempo, varia de paciente á paciente, vai de 3 semanas á alguns meses. A parte bem ruim é como você não sente parte da boca, é dificil de se alimentar, dá um trabalhão e faz uma meleca.
  • A alimentação é só líquida e pastosa durante 30 dias até 60 dias. Os primeiros 6 dias só consegui engolir sucos e um caldinho de sopa na seringa, porque nada de canudinhos para não forçar. Já no 7° dia para minha alegria consegui comer um purêzinho de batata bem amassada, sem nenhum pedacinho. Mas é bem pouco que dá para comer, na metade do prato já estava cansada de forçar para abrir a boca e aí dá vontade de parar e voltar a deitar. E o canudinho no 7° dia já foi liberado, grandeee avanço, sério gente! rsrs
  • O cansaço é normal nos primeiros dias, a recomendação é para ficar 15 dias em total repouso e 30 dias sem atividades fisicas e claro evitar o sol.
  • As compressas geladas são essenciais nos primeiros dias e depois compressas mornas para ajudar no inchaço e também nos roxos que podem aparecer no rosto.
  • Uma coisa importante é que não há cicatrizes no rosto. Só internas, dentro da boca, e o melhor é que os pontos caem sozinhos.
  • Fiz o meu retorno ontem ao meu cirurgião Dr. Alexandre Borba, e segundo ele está indo tudo bem, tudo conforme o esperado. Agora é só ter muita paciência e aguardar este inchaço passar para ver realmente como vou ficar, ver a "nova" Tatiane. Estou numa ansiedade!! :)
Bom gente, até agora o meu 9° dia é isso, já estou melhor, os primeiros dias são muito ruins, mas agradeço a Deus por tudo ter ocorrido bem, à minha família que me apoiou muito, cuidou de mim, minha irmã que é a minha maior efermeira, toda amorosa e paciente o tempo todo. E claro a equipe médica que foram tão gentis comigo e a todas minhas amigas pelo carinho! ♥

Um ótimo final de semana e um FELIZ DIA DAS MÃES!! :)

Beijos,

Tati ;*


42 comentários:

  1. Olá! Estou prestes a fazer esta cirurgia também, como vc descreveu q estava nervosa, tbm estou muitooo rs e também bem ansioso.

    Uma ótima recuperação!
    Ahh vc já era linda viu, tenho certeza que vai ficar mais ainda.

    Ricardo Ferreira
    Sorocaba-SP

    ResponderExcluir
  2. Tatiiii amigaaa que coragem a sua!!
    Deve estar sendo horrivel né passar por tudo isso? Vai emagrecer demais meninaaa pensa só no liquido rs Espero que dê tudo certo, sem falar que passa rapidinho!! Uma boa recuperação e no que precisar só contar comigo!

    Bjuuu
    Fran

    ResponderExcluir
  3. Olá Ricardo! Obrigada!! Minha recuperação tem sido bem rápida depois que se passou os 10 primeiros dias que são os mais dificeis!! Já to bem desinchada, o ruim é que ainda não posso comer, mas tbm já nao sinto dores e já ta dando pra ver o resultado. Vc vai ver que vai valer muito a pena mesmo!
    Boa cirurgia pra você e me mantenha informada rs...

    Bjo =*

    ResponderExcluir
  4. Fran amigaaa!! Realmente fui bem corajosa rs... mas agora ta valendo a pena, o pior já passou e como vc mesmo disse passa rapidinho (Graças a Deus rs) Obrigada pela visitinha!
    Bjão... Saudades!!

    =*

    ResponderExcluir
  5. Oi Renata! Tbm fui indicada pra fazer a cirurgia, sou classe II e confesso que estou com medo. Seu que o foco do seu blog nao falar sobre cirurgia ortognática mas vc poderia ir fazendo alguns post sobre como está sendo sua recuperação e postando seu antes e depois. Muitas pessoas assim como eu tem duvidas dessa cirurgia e tbm nao há nada melhor do que "ouvir" relatos, ver fotos e tal. Posta uma fotinha ou outra mostrando como está sendo seu p.o. Beijos, Jaqueline

    ResponderExcluir
  6. @Jaqueline Oliveira Olá Jaqueline!! Dia 04 faço 2 meses pós cirurgia, aff vc nem imagina o alivio que ta sendo dia após dia rs... o inchaço passou, nao sinto ainda o lábio inferior, mas to bem melhor mesmo e mastigando já, coisas macias claro, mas ta valendo pra quem vivia no líquido rs... pode deixar que vou postar sim, um post falando sobre estes dois meses e vou postar uma foto do antes e depois... já vou preparar o post ;) bjooo =*

    ResponderExcluir
  7. ola, to no meu terceiro dia, meu caso e bem parceido com o seu, mexi na maxila e n a mandibula, e ainda serrei a maxila em 5 partes rs, tem ideia amiga, to desmontado aqui, todo inchado, babando sem sentir o rosto, mais vamos que vamos ne, curioso pra saber como ficou o visual sim, mais principalmente pra ver como vai ser quando eu voltar a praticar esportes, ja que vou respirar dormir e comem melhore, e isso, boa sorte pra gentee

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!! Nossa... eu imagino hein? Deve tá sendo barra mesmo, passei por isso e meu Deussss é muito complicado os primeiros dias, sofri muito mas to indo pro 3° mês e a cada dia ta valendo todo o esforço =) Boa recuperação pra você e depois volte aqui para contar como esta! Abraço ;)

      Excluir
  8. ola, to no terceiro dia, meu caso e bem parecido com seu, mexi na mandibula e na maxila, so que ainda serrei minha maxila em 5 partes, to todo estourado aqui, inchado babando e fraco, mais curioso pra ver como vai ficar, nao so o visual, mais tambem quando voltar a praticar esportes, ja que a gente vai respirar comer e dormir melhor, melhorasss pra genteeeee

    ResponderExcluir
  9. olá meum nome é Selma vou ser operada no próximo dia 22. Nossa estou com muito medo o meu caso é devido um acidente de automóvel que sofrir e perdir parte do maxilar...... mas apesar do medo estou confiante. bye bye

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Selma!! Desculpe a demora em responder o blog aqui, espero que você esteja bem. Os primeiros dias são os piores com certeza, mas depois a cada dia é uma melhora, e logo você estará 100%. Faz 8 meses que operei e quero fazer um novo post mostrando o resultado, já tirei o aparelho e to bem feliz. Melhoras pra você, beijo =*

      Excluir
  10. Ola!! sei que é uma pergunta indiscreta, mas como meu caso é parecido com o seu, tbm classe 2, só que com um detalhe, sorriso gengival, moro no interior de sp, e estou vendo esta cirurgia com um cirurgião próx a minha cidade, ele me cobrou 12.000,00 e gostaria de saber se a sua foi mais cara que isso, pq seu resultado ficou mto bom,quanto vc gastou com a sua cirurgia? fique a vontade se não puder me responder sobre valores, parabéns vc ficou bonita!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, muito obrigada! Também gostei bastante do resultado e como falei nas postagens sobre a cirurgia valeu a pena mesmo hehehe... Faz assim me envia um email que te respondo suas duvidas! Meu email: tati.tvband@hotmail.com Abraços!

      Excluir
  11. Olá! também fiz essa cirurgia, estou com 21 dias de operada, tenho uma duvida: com quanto tempo você conseguiu abrir a boca toda? Também estou feliz com o resultado. Assim que eu acordei da cirurgia me bateu um arrependimento, pois o P.O não é fácil mas hoje tudo esta valendo a pena....

    ResponderExcluir
  12. olá! Também fiz essa cirurgia, estou com 21 dias de operada, confesso que na hora que acordei da cirurgia me bateu um certo arrependimento, mas agora estou muito feliz com o resultado. Tenho uma duvida, com quanto tempo você conseguiu abrir a boca toda? Isso demora um certo tempo mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Edna, desculpa a demora em responder por aqui, to meia relaxada com o blog devido as minhas provas na faculdade rs... Então esse arrependimento acho que todo mundo sofre mesmo rsrs... mas o resultado é mara, vc vai adorar quando tirar o aparelho. Eu não sentia muita confiança para abrir a boca total nos primeiros meses, com 3 meses comi churrasco e doeu um pouco ainda, morder maçã por exemplo fui fazer em janeiro deste ano com 8 meses só rs... Mas acho que vai de cada um né? Da segurança que sente, semana que vem faz um ano! :) bjos

      Excluir
    2. Obrigada por responder rsrs... Estou perto de completar dois meses, e o resultado foi incrível!! Estou super feliz. Ah e agora consigo abrir um pouco mais a boca kkk estava super preocupada á toa. bjosss

      Excluir
  13. Eu também tou pra fazer essa cirurgia, eu ainda tenho 17 anos mas já começei a me preparar, estou usando aparelho e tals,muita gente diz que o pior é a alimentação mais estou muito ansiosa para o grande dia, boa recuperação!

    ResponderExcluir
  14. Eu também estou pra fazer essa cirurgia, ainda tenho 17 anos e o médico falou que era melhor fazer após os 18, mas já estou me preparando... usando aparelho e tals. Muita gente diz que a pior parte é a alimentação e meus pais estão preocupados por causa disso que eu não sou do tipo de pessoa que se alimenta bem!
    Mas vou fazer um grande esforço para que tudo der certo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kallyne, que bom que já esta se preparando! Vai dar tudo certo!!!
      Como disse nos meus posts, o pós é complicadinho por causa da alimentação mesmo, a gente sofre pra querer comer um bife com arroz por exemplo haha... mas nada que não seja rápido, afinal passa rápido o pós mesmo, e sem falar que vale muito a pena, eu estava igual a você confiante, ansiosa, só meus pais que estavão em pânico haha... mas deu tudo certo. Se tiver qualquer dúvida pode falar comigo tá? tati.tvband@hotmail.com bjooos ;*

      Excluir
  15. OLÁ TATI... FIZ A MINHA E ESTOU COM 22DIAS DE PÓS OPERATÓRIO, REALMENTE OS PRECESSOS SÃO A CADA DIA. A UNICA COISA QUE ESTA ME INCOMODANDO MUITO É NA LINGUA, A IMPRESSÃO É QUE ELA FICA ENCOSTADA NA GARGANTA, MUITO PRA TRAZ E FICA PARECENDO QUE ESTOU COM ALGUMA COISA ENRROSCADA AS VEZES ENTRO EM PANICO. vOCE TEVE UMA SENSAÇÃO RUIM ENVOLVENDO A GARGANTA E A LINGUA. AINDA ESTOU UM POUCO INCHADA, NO MEU CASO FIZ A BIMAXILAR E AINDA TINHA UM PROBLEMA QUE, QDO SORRIA NÃO MOSTRAVA OS DENTES E MEU BUCO REBAIXOU... AGORA MEU DENTES APARECEM, ESTA TUDO CAMINHADO DE ACORDO MAS ESSA SENSAÇÃO DA LINGUA PRA TRAZ E ALGUMA COISA ENROSCADA NO ICÍCIO DA GARGANTA É DIFÍCIL!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Angel!! Então eu no ínicio, tipo primeira semana eu tive essa sensação sim, no 3° dia lembro que minha irmã foi me dar sorvete, menina pra que, quase morri sufocada, sem ar, porque parecia que ia tapar tudo e como pelo nariz não respirava direito pq tranca tudo né, foi terrivel, depois com uns 5 dias lembro também que ficava sem ar a noite pra dormir, tinha a sensação que a lingua nao deixava eu respirar, ai liguei pro meu cirurgião que disse que era normal... nos primeiros dias nem dormia, pq achava que ia morrer sem ar rsrs... mas depois passou, com 22 dias ja não sentia mais isso, mas talvez pq sua cirurgia foi diferente, seja normal né? Melhor vc conversar com seu cirurgião mesmo :) Qualquer dúvida estarei aqui flor! tati.tvband@hotmail com bjosss

      Excluir
  16. oi,

    fiz essa cirurgia tem quase dois meses (no final de agosto) e vou te falar que é uma parada bem complicada mesmo essa recuperação. As primeiras duas semanas são as mais tensas e o primeiro mês parece passar feito uma lesma. Agora ainda estou um pouco inchada, mas ninguem nota e quem me conhece percebe o quanto mudou e todos dizem que estou mais bonita (apesar de nao me achar tanto porque inda estou inchadinha), mas quase nada. Acho que em dois meses o inchaço fica quase inexistente ( e espero muito). Só sei que nem me reconheço haha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! É bem assim mesmo, primeiro é complicada a recuperação mas depois tudo melhora, principalmente a aparência né? hehehe... A gente fica muito feliz, afinal todo sofrimento não foi a toa. Que bom que esta se recuperando rápido. Vai adorar o resultado :)

      Bjo ;*

      Obs.: Desculpe a demora em responder ;)

      Excluir
  17. Ola Tati meu nome eh Kathya e estou no 6 dia de pós, estou tendo muitas dores,minha boca esta toda maxucada, nasci c/fissura labio palatal,e por isso tive problemas na maxila e mandibula,além de ter feito junto c/ a ortognatica um exerto osseo p/fechar uma fistula, esteticamente mudei muito,eu parecia um buldog,mas a dor,e os labios q não obedecem,e estão totalmente feridos,minha cirurgia demorou 6 horas e meia.estao me matando ja fiz 22 cirurgias reparadoras, mais sem duvida esta eh a pior de todas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi flor! Nossa não é fácil já ter passado por 22 né? Mas tenho certeza que é pro teu bem, e logo você não vai precisar mais né? Melhoras e conte pra nós como ficou? :)

      Bjão ;*

      Obs.: Desculpe a demora em responder ;)

      Excluir
  18. Olá Tati! Fiz a mesma cirurgia que você, porém já se passaram 23 dias e continuo inchada estou com medo de ficar assim pra sempre, quanto tempo para desinchar totalmente? Seu rosto muito? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá desculpe a demora em responder aqui :/
      Com certeza já deve estar totalmente recuperada né? rs...
      Mas demorei um pouco para desinchar totalmente, com as sessões de drenagem foram muito eficazes, desinchei rápido pois antes estava uma bola, mas o inchaço interno demorou muito, quase 6 meses por aí para desinchar totalmente, mas esse inchaço interno só nós mesmo que percebemos e o cirurgião, para as pessoas está normal. Meu rosto não mudou tanto ao ponto das pessoas que não sabiam da cirurgia falar, é claro que com o aparelho que tirei, todo mundo percebia que estava diferente, mas não tanto, só mesmo os mais intimos que notaram a diferença, e eu que adorei o resultado, meu rosto ficou mais quadradinho na minha opinião, antes era quase redondo hahaha... enfim, adorei. ;)

      Bjão ;*

      Excluir
  19. Fez plastica no NARIZ né? pq tá pequeno e não era tão pequeno ou foi a foto q não favoreceu? ficou mais bonita respondaa bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie!! Desculpe a demora em responder aqui hehe...
      Não, não mexi no nariz não... Mas o cirurgião me explicou que quando fosse mexer no maxilar (trazer um pouco para frente) ia realmente influenciar "automaticamente" no nariz, pq iria dar a impressão de ser menor, mas não muita coisa, seria bem leve essa alteração. Bjão ;)

      Excluir
  20. Oi Tati ! Tudo bem ?!
    Passei pela cirurgia de dijunção para abrir a arcada e poder usar o aparelho orto e agora estou na etapa final e tenho que fazer a ortognática. A minha primeira cirurgia, apesar de diferente foi muito parecida com a sua, no pós operatório, porém, não consegui ficar 3 meses comendo papinha, logo voltei a comer e mastigar e comia tbm muito sorvete e açai. Acho que por isso acabei engordando muito. kkkk

    Agora se aproxima a ortognática, mas ainda não tenho data definida, e ao ver o seu relato, eu me lembro de como foi meu pós operatório, e ter que passar por isso de novo me deixa nervosa, muito nervosa. Contudo, eu sei que vai ser para o meu bem, para o melhor. Estou confiante.

    Bom é isso, obrigada por compartilhar sua experiência.
    Beijos
    Suelen

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Suelen, tudo bem e vc?
      Compartilho com muito alegria pq sei que muita gente tem dúvidas sobre esta cirurgia, assim como eu tive antes... mas como vc já passou pela primeira sabe como é né? Tenho certeza que vai dá tudo certo e logo você esta recupera, afinal passa rápido né?! Desejo que ocorra tudo bem e conte para nós depois que já estiver operada de como foi ok? :)

      Obrigada flor! Bjão ;*

      Excluir
  21. Olá Td bem? Estou adorando este post, preciso muito fazer esta cirurgia vc fez em Cuiabá? também sou de Mato Grosso, pode me passar o contato do médico, foi particular, desculpe tantas perguntas mas tenho este sonho a muitos anos,grata bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fabi, fiz a cirurgia em Cuiabá sim, com o Dr. Alexandre Borba. Me envie um e-mail ou pode chamar no whatsapp que respondo você viu!
      tati.tvband@hotmail.com e whats: 66 9623-9056.
      Bjim

      Excluir
  22. Olá td bem? Você fez sua cirurgia em Cuiabá? Pode me passar o contato do médico eu tb preciso muito fazer esta cirurgia,sou de MT, foi particular, quero muito fazer mas me conselharam a procurar por especialistas em outro Estado e pra mim fica difícil. Desculpe por tantas perguntas, grata bjs

    ResponderExcluir
  23. Oi Tati
    Estou me preparando para fazer a cirurgia, sou classe 2.
    Minha duvida é como so se alimentando de liquido se vc sentia fome e quantos quilos vc emagreceu.
    Estou com muito medo, mas vou criar coragem e operar, so de pensar tenho crises de choro de tanto medo.
    Obrigada
    Beijos
    Nanda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nanda, tem mais dois posts aqui no blog que falto do pós operatório direitinho. Esse aqui que falo de dois meses pós: http://www.oclosetnossodecadadia.blogspot.com.br/2012/07/2-meses-de-cirurgia-ortognatica.html e este aqui que falo sobre oito meses pós: http://www.oclosetnossodecadadia.blogspot.com.br/search/label/cirurgia%20ortogn%C3%A1tica Já sobre sua dúvida, é normal ficar assim tensa, eu também fiquei muito ansiosa. Não vou mentir que sentia muita fome e sonhava comendo churrasco hahaha... mas fiquei um mês me alimentando com liquido, na verdade liquido mesmo é nos primeiros 15 dias dias, depois é pastoso, e aí você sustenta mais. Apesar que lembro que como comia pouco, ficava frava, dava tonturas e acaba não me alimentando melhor, porque na metade do prato de purê por exemplo ja tava cansada, e parava, porque realmente comer devagarinho cansa. Emagreci 6 kgs, sempre pesei 60 kg, mas com a cirurgia, o nervoso engordei e fui pra 65, mas depois no pós operatório acabei perdendo 6 kilos, o meu cirurgião disse que é normal perder 10% do peso. Mas não tenha medo não, coragem, se você já teve boas referencias do seu cirurgião naõ tem que se preocupar, porque o pós operatório passa bem rápido! :) Bjão

      Excluir
  24. Oi Tatiane, iniciei meu tratamento ortodontico pré-operatório há 5meses e a previsão é para fazer a cirurgia até Dezembro do ano que vem (meu problema não muito dificil, ainda mais que usei aparelho desde os 8 anos de idade e hoje tenho 24 anos, rsrs), bom to meio ansiosa, faço faculdade e tenho me de ter que me ausentar muitos dias, por possuir bolsa não posso trancar e nem ter faltas, além do mais tenho mais medo desta fase em que estou passando (de ficar muito feia antes da cirurgia) do que depois eu acho!! Preciso fazer a cirurgia até Dezembro do ano que vem pois vou me formar em junho de 2016 e gostaria de estar renovada!!! Também tenho medo de me arrepender, estou fazendo este tratamento porque não aguento mais viver com problema de oclusão, ter dor nas articulações da faze e ficar ridículas nas fotos!! O pior é passar dor agora pra ficar feia e depois passar mais dor ainda, o que motiva é força de DEUS, de meu esposo e familiares!! Bjuss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Flor, muito normal isso que você esta passando, esse turbilhão de pensamentos, tbm tive medo, apesar que a minha vontade era tão grande de fazer logo essa cirurgia que acabou sendo maior do que o medo que sentia, o antes realmente é meio complicado porque tem que usar aparelho e várias borrachinhas, mas são etapas que temos que passar, para mim não foi muito incomodo pois usei aparelho 9 anos hehe... o pós cirurgia realmente ficamos inchada, usando mais aparelho, dor, vontade de comer, tudo isso junto faz a gente sofrer muito mas é por um período curto e logo você esta totalmente recuperada, se quer fazer, vá em frente, faça mesmo, pq tenho ctza que vc vai curtir o resultado e ta linda na sua formatura. Pesquise bem antes seu cirurgião, converse bastante, que tudo dará certo, se precisar de mais alguma coisa to no facebook, lá olho mais as mensagens, porque aqui acabo esquecendo na correria hehe... to lá como Tatiane Podanosk. Bjos!

      Excluir
  25. oi tati, eu fiz a ortognatica a 20 dias. Gostaria de saber com respeito as borrachinhas que prendem os maxilares-quando vc removeu o da frente e depois os posteriores. Assim como estou fazendo fisioterapia(fiz 4sessões dolorosas srs) e drenagem(fiz umas 10) - para conseguir reabrir a boca total vc teve de fazer quantas sessões de fisioterapia? porque eu faço fisioterapia, consigo um ganho de abertura, coloco as borrachinhas e volta a travar di novo abertura fecha novamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruna me desculpe a demora em responder, com a correria do dia a dia acabo esquecendo de entrar aqui... com certeza vc ja deve ta bem hehe... fiz 10 sessões certinhas de drenagem, e eu amava essa hora, a mao da minha fisioterapeuta era mto leve e resolveu muito, desinchou absurdamente com as sessões... é normal vc ter dificuldade de abrir a boca totalmente, ta mto recente... pra se ter ideia eu ganhei confiaça de abrir total bem grande com 3 ou 4 meses.... nos dois primeiros meses eu evitava abrir grandão, até pra cicatrizar mesmo né, tem q ficar mais quietinha... mas fazer fisio é mto bom, eu nao fiz fisioterapia pra exclusivamente reabrir a boca normal, foi so drenagem e fono pra voltar a falar certinho... bjs

      Excluir